segunda-feira, 14 de outubro de 2019

LINDOMARCOS FAUSTINO VIEIRA


LINDOMARCOS FAUSTINO VIEIRA é filho de Lindon Johnson Vieira e Maria Vilanir Faustino Vieira, nasceu neste município e cidade de Mossoró – Estado do Rio Grande do Norte, no dia 22 de novembro de 1987, na Maternidade Almeida Castro. 

Os primeiros estudos de Lindomarcos aconteceram na Escola Estadual Professora Margarida Maria de Souza, quando ali cursou o 1º Grau, atual Ensino Fundamental. Foi justamente ali que ele começou a mostrar seus dons e talentos como poeta, mais precisamente no dia 19 de novembro de 2001. Nesta data ele fizera a poesia intitulada “Liberdade”, publicada em seu primeiro livro: “Meu Primeiro Passo”, Coleção Mossoroense, 2003.

O Segundo Grau, atual Ensino Médio, ele cursou na Escola Estadual Professor Hermógenes Nogueira da Costa, onde participou de um concurso de poesia obtendo o 2º lugar com o poema “O Homem.” Daí por diante o jovem poeta não parou de escrever e publicar seus trabalhos poéticos em o jornal “O Mossoroense” e livros.

Sobre seus livros, vários colegas escritores fazem suas apreciações críticas:

“No seu primeiro livro, que propositalmente intitulou de “Meu Primeiro Passo”, já mostrou a sua linha de poesia que seria o amor. Lançou seu trabalho pela Coleção Mossoroense em março de 2003. Pouco tempo aparecia com um novo livro que intitulou de “Eu e a Solidão”, com letras impregnadas de emoção. Aparece-me agora com o seu terceiro trabalho “Súplicas de amor e lágrimas” é o titulo do livro. Nele, Lindomarcos abre seu coração e expõe sua alma. Alma de um jovem apaixonado que passou para o papel seus sentimentos, seus sonhos e suas emoções. (Geraldo Maia do Nascimento).

“Destes meninos que começaram recentemente a se lançar no mundo literário mossoroense, Lindomarcos Faustino tem sido o mais atrevido (...) Seus versos estão em fase de amadurecimento, de descoberta, de aprimoramento, porém, percebe-se, conhecendo o poeta, que ele vai chegar lá, sua curiosidade diz isto.” (Caio César Muniz).

“Lindomarcos Faustino é um jovem poeta, tocado e inspirado por assunto do cotidiano. Apresenta com leveza e rima as situações mais comuns como o trabalho, estudo, dinheiro, além dos sentimentos mais humanos de bondade, otimismo, dor, saudade, tristeza, alegria e afeto. Vida, fé, amizade, dor e além de tudo o amor são os principais temas tratados neste livro.” (Laura Paiva). 

“Poetas já decantaram a vida das mais variadas formas. Lindomarcos nos mostra a vida no cotidiano, nos aspectos mais simples e do interesse comum” (Monsenhor Américo Vespúcio Simonetti).

“Avante, jovem, tenha certeza que em toda caminhada terrena sempre encontramos ombros amigos para nos amparar. Finalizo esta página de entusiasmo, com palavras do próprio jovem escritor. “Para você ser uma pessoa muito feliz neste viver / Enfrente todos os obstáculos sem medo de fracassar, Jamais chore por uma derrota, pois faz parte da vida perder. E lembre-se que você pode todos seus problemas solucionar. ”(Padre Sátiro Cavalcante Dantas).

“... Lindomarcos Faustino Vieira faz trabalho que tem o objetivo de trazer à tona tudo aquilo que diz respeito ao “coração”, tudo o que é bom e louvável através da poesia romântica, além de nos fazer viajar e voltar ao tempo da nossa adolescência, do ontem, do hoje e do sempre à procura do amor ágape.” (Edna Paiva de Souza)

“O jovem poeta mossoroense usa palavras apaixonadas. Mensagens de alegria intercaladas de tristeza, de decepção e esperança. Procurar penetrar na essência das coisas, sobretudo dos sentimentos mais sublimes. (...) O menino que elaborou seu primeiro verso aos 13 anos de idade está mais maduro e já faz parte dos poetas que orgulham a terra potiguar.” (Dr. Laíre Rosado Filho) 

“Lindomarcos, rapaz humilde, simples, é um abnegado, faz seu trabalho sem estardalhaço, publica seus livros por conta própria, depois incansavelmente vende-os um por um, até ter a edição esgotada, uma façanha que poucos escritores da província conseguem realizá-la.” (Rubens Coelho)

“Lindomarcos se propõe a uma literatura militante. Não aquela para salvar o mundo, na qual acreditamos todos, com maior ou menor paixão, mas aquela para salvar o indivíduo, o homem caído ao fim de cada dia, e para reanimá-lo ao enfrentamento do dia seguinte com suas novas quedas.” (Aécio Cândido)

“Lindomarcos caminha levando em seus ombros o peso da sua grande experiência na literatura já que esse é o seu oitavo livro de poesia. Seus versos são feitos de pensamentos ligeiros sua poesia é boa e bonita como o canto das águas de uma nuvem que se faz chover em bela tarde de verão sertanejo.” (Zé Lima)

“Um menino quase um homem, Um homem quase menino, Um trovador de vontade, Um menestrel genuíno, Menino, homem e poeta, Pedalando um só destino.” (Antônio Francisco)

“Lendo seus poemas somos transportados para um mundo onde o homem isolado dos seus sonhos morre. E no autor encontramos vida, que cresce a amadurece na ânsia de encontrar a felicidade.” (Margreth Freire Albuquerque)

“Lindomarcos Faustino faz parte de uma geração que não se intimida diante dos obstáculos (para alguns intransponíveis) e se lança de corpo e alma ao labor instigante de pesquisar, digitar, ir atrás de patrocínio e vender suas obras.” (Padre Guimarães Neto)

“Afinal vejo no mesmo um talento nosso que saiu de uma família humilde; porém, honrada e a se tornar alguém capaz de nos transmitir maravilhas através da sua escrita.” (Gilson Gardoso).

“O primeiro mérito da poesia de Lindomarcos é a coragem de “dar a cara” e vir a lume; tantos produzem tanta poesia, porém, que irá permanecer inédita para sempre, sem ingressar no mundo literário.” (Paulo Afonso Linhares) 

“Escritor, poeta e historiador, Lindomarcos trilha pelo caminho das letras com vontade de se tornar cada vez maior, dentro do ofício que escolheu. Para tanto, com esforço está pavimentando esse caminho lançando luz à sua vocação.” (Gilberto de Souza) 

“Lindomarcos, mais uma vez, se tornara um bom Samaritano, ao traçar novas linhas de pesquisas, fazendo ressurgir fatos marcantes da nossa história. Iluminando-nos e reacendendo a esperança de que jamais essa história perecerá com o tempo.” (Wilson Bezerra de Moura)

Ainda outros poetas e escritores, amigos de Lindomarcos, fizeram suas apreciações sobre suas obras e o autor. 

Em novembro do ano de 2004, Lindomarcos participou de um concurso literário, cujo tema foi “Concurso Literário Maria Silva de Vasconcelos Câmara”, sendo classificado em segundo lugar, promovido pela Prefeitura Municipal de Mossoró e Secretaria da Educação do Município, atual Gerência Executiva da Educação e do Desporto. 

Este jovem poeta trata-se de uma pessoa muito habilidosa naquilo que se propõe a fazer. Por outro lado é um incansável pesquisador da cultura, da história e dos costumes do povo mossoroense. Lindomarcos é membro da Associação dos Poetas e Prosadores de Mossoró (APOEMA), neste município e cidade de Mossoró, desde 2001. No dia 25 de novembro de 2013 foi agraciado pela Câmara Municipal de Mossoró com a “Medalha do Mérito Cultural Vintg-un Rosado”, pelo Decreto Legislativo 65/2013, o ato solene ocorreu no Teatro Municipal Dix-huit Rosado; ainda recebeu a Medalha de Reconhecimento pela Câmara Municipal de Mossoró, em 2014.

No dia 28 de agosto de 2015, Lindomarcos Faustino estreou a coluna “Relembrando Mossoró”, no jornal Gazeta do Oeste, onde toda sexta-feira ele nos trazem um personagem que fez história no passado mossoroense. Onde iniciou com a biografia de Monsenhor Huberto Bruening, na página Classificação

Como poeta e escritor, ele nos conta que ainda há muita coisa para se fazer tanto no sentido cultural quanto histórico. De uma forma ou de outra, Lindomarcos vem contribuindo para com a cultura e a história do povo local.
FONTE - PORTAL MOSSORÓ


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
O HOMEM DE BOM CARÁTER DESPREZA A FALSIDADE

Minha lista de blogs